segunda-feira, 3 de abril de 2023

Isaltino reincidente: Parque dos Cisnes projeto legalmente duvidoso


 

Um grupo de cidadãos de Miraflores tem vindo a mobilizar-se para evitar mais um erro urbanístico clamoroso de Isaltino de Morais. A construção junto ao leito da Ribeira de Algés de um enorme empreendimento, o Parque dos Cisnes, que impermeabiliza o leito de cheia desse curso de água aumentando significativamente o risco de cheias em Algés e em Miraflores. Recorde-se que as cheias de final do ano passado (2022) causaram centenas de milhar de euros de prejuízos e a morte a moradores da baixa de Algés.

 

Em vez de aprender com os erros, Isaltino reincide permitindo a continuação da construção junto à Ribeira. Em construção acelerada está o Parque dos Cisnes e a poucas centenas de metros a montante também muito perto da ribeira erguem-se agora as colossais torres do Word Trade Center. Os erros urbanísticos sucedem-se a ritmo alucinante.

 

Os moradores é que pagam com diminuição da sua qualidade de vida provocada pela exagerada densidade de construção, pela pressão de milhares de novos moradores e trabalhadores que afluem a uma zona relativamente pequena. Os moradores é que pagam com a desvalorização das suas casas, com os acrescidos riscos de cheia, com os incómodos de viver em zonas densamente povoadas quando escolheram Miraflores pela sua tranquilidade.

 

Segundo vários especialistas é proibido construir no leito de cheia dos rios e das ribeiras. Mas nem a Lei impede estas escandalosas construções. Como, quem e em que condições deu autorização para a construção do Parque dos Cisnes são perguntas a que o Presidente da Câmara deve responder.

 

A aprovação do projeto do Parque dos Cisnes enferma, segundo os especialistas, de múltiplas irregularidades. Irregularidades que foram já denunciadas ao Ministério Público que tem a obrigação de investigar.

 

Os moradores de Miraflores estão a organizar-se e a mobilizar-se para participar na Assembleia Municipal de dia 18 de Abril próximo para tranquila mas firmemente fazer ouvir a sua voz. Esperemos que a Câmara os oiça em vez de fazer orelhas moucas ao estilo peculiar de Isaltino de Morais.

Um comentário:

  1. Curioso que o senhor mora em Miraflores em edificios " colossais" construidos sobre linhas de aguas e desses não reclama. Na minha opinião, acho que devia vender a sua casa para puder falar do que quer que seja sobre a construção em Miraflores. Já agora, não alarme as pessoas; apenas faleceu uma senhora nas cheias , numa cave. E já agora as casas em Miraflores estão a valorizar, não a desvalorizar.

    ResponderExcluir