domingo, 6 de agosto de 2023

Bem-vindo a Algés/Oeiras Papa Francisco

Bem-vindo a Algés/Oeiras Papa Francisco

 

Miraflores e Algés recebem hoje o Papa Francisco que nos vem visitar. É uma enorme honra para a freguesia e, sem poder falar em nome de ninguém, atrevo-me a dizer uma enorme honra para todos nós.

 

Não sendo católico, sou agnóstico, não deixo de admirar o Papa Francisco pela coerência do seu percurso pessoal, desde as suas origens humildes na Argentina, filho de um imigrante operário ferroviário, até às suas notáveis encíclicas.

 

O Papa que caracteriza o sistema económico atua como a “economia que mata” e nos encoraja a muda-lo completamente nesse documento notável que é a exortação apostólica «Evangelli Gaudium» até à extraordinária encíclica Laudato Si. Não é preciso ser católico para concordar com muitas das suas ideias e teses.

 

O Papa que, com coragem e determinação tem vindo a denunciar a pedofilia sacerdotal e a extirpa-la da Igreja, com uma política de verdade, transparência e pedido de perdão.

 

Um Papa ecologista que ficaria siderado e triste se conhecesse a história da ganância, a tal da “economia que mata” que aprisionou a ribeira de Algés, provoca inundações e mortes por afogamento. A economia que promove a construção do Parque dos Cisnes mesmo perto da avenida onde vai passar e que nos convoca a agir como o mote “levantou-se e saiu apressadamente”

 

Depois da terrível e deselegante ofensa da Câmara liderada por Isaltino Morais ao contrariar a mensagem transparência do Papa ao retirar os cartazes sobre a pedofilia sacerdotal, cumpre-nos a nós cidadãos de Oeiras dar as Boas-Vindas ao Papa Francisco e apresentar um pedido de desculpas.

 

Seja muito bem-vindo Papa Francisco.


 

Um comentário: